O MODCOM visa a modernização e a revitalização da actividade comercial, em especial, em centros de comércio com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de acções dirigidas ao comércio.
Destinatários Acções A e B - Micro e pequenas empresas do comércio, independente da sua forma jurídica, cuja actividade se insira nas CAE 50, 51 e 52 (Rev.2.1 – 2003), sem prejuízo de determinação de âmbito mais restrito nos despachos de abertura de cada fase. Acção C - Estruturas associativas do sector do comércio, classificadas na CAE 91110 ou equiparada (Rev.2.1 – 2003).
Tipologia de Acções Acção A - Projectos empresariais autónomos de pequena dimensão que visem aumentar a competitividade empresarial e demonstrem satisfazer adequadamente os objectivos definidos. Acção B - Projectos empresariais integrados, que através de actuações articuladas promovam objectivos comuns geradores de dimensão crítica adequada, ou que, pela sua exemplaridade, sejam susceptíveis de fácil multiplicação, promovendo a dinamização e a modernização empresarial.
Acção C - Projectos de promoção comercial dos centros urbanos, através de acções de animação, dinamização e divulgação.
Condições de acesso Promotores Promotores Individuais – Acções A e B
Estruturas Associativas – Acção C
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Encontrar-se legalmente constituída;
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Ter a situação contributiva regularizada perante o Estado, Segurança Social e entidades pagadoras do incentivo;
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Dispor de contabilidade actualizada e organizada de acordo com o POC;
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Possuir pelo menos um exercício fiscal;
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Apresentar uma situação líquida positiva no ano anterior ao da candidatura;
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Possuir capacidade técnica, financeira e de gestão adequada à dimensão e complexidade do projecto;
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Ter concluído, à data da apresentação da candidatura, os investimentos de promoção previstos para o mesmo centro, quando estes tenham sido apoiados em projectos anteriores no âmbito do PRIME ou MODCOM.
Projectos Projectos Empresariais Autónomos e Integrados – Acções A e B
- O projecto deve situar-se na região que esteve na origem das dotações orçamentais regionais;
- Demonstrar que se encontram asseguradas as fontes de financiamento do projecto, incluindo, pelo menos, 20% do montante do investimento elegível em capitais próprios;
- Ter um prazo máximo de execução de 12 meses;
- Corresponder a um investimento mínimo elegível de €10 000 para os projectos enquadrados na Acção A;
- No caso dos projectos empresariais integrados – Acção B – deverão, ainda, demonstrar que se encontram inseridos em redes comerciais ou programas comerciais comuns.
Projectos de Promoção Comercial – Acção C
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Demonstrar que se encontram asseguradas as fontes de financiamento do projecto;
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Ter um prazo máximo de execução de 12 meses;
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Corresponder a um investimento mínimo elegível de €10 000.
Despesas Elegíveis Projectos Empresariais Autónomos e Integrados – Acções A e B
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Obras de remodelação da fachada ou do interior do estabelecimento; Aquisição ou alteração de toldos e reclamos exteriores; Aquisição de equipamentos de exposição, informáticos e outros;
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Acções de marketing no ponto de venda;
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Elaboração de estudos, diagnósticos, projectos de arqui-tectura, engenharia, design e processo de candidatura;
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Aquisição e registo de marcas e insígnias, contrapartidas de agência, de concessão comercial ou franquias;
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Intervenção do TOC ou ROC.
Projectos de Promoção Comercial – Acção C
- Concepção e divulgação de imagem, criação de logótipo, mascote e acompanhamento das acções;
- Suportes promocionais;
- Produção de roteiros e pequenos catálogos, panfletos ou suportes de divulgação e promoção comercial;
- Publicidade nos media, outdoors, muppies, mailings, folhetos e brochuras;
- Contratação de animadores;
- Despesas com aluguer de equipamento;
- Intervenção do TOC ou ROC.
Incentivos Projectos Empresariais Autónomos e Integrados – Acções A e B O apoio financeiro a conceder reveste a natureza de incentivo não reembolsável correspondente a 35% ou 40% das despesas elegíveis, com um máximo de €35 000 ou €40 000 por projecto, se enquadrado na Acção A ou na Acção B, respectivamente.
Projectos de Promoção Comercial – Acção C O apoio financeiro a conceder reveste a natureza de incentivo não reembolsável correspondente a 60% das despesas elegíveis, com um máximo de €60 000 por projecto.
Apresentação e Análise das Candidaturas A apresentação das candidaturas é efectuada através de suporte electrónico junto do IAPMEI, por fases, cujos períodos, dotações orçamentais regionais e condições específicas serão definidos por despacho do Ministro da Economia e da Inovação. Em cada fase, cada promotor apenas pode apresentar uma candidatura por estabelecimento ou por centro urbano, se enquadrado nas Acções A e B ou na Acção C, respectivamente. Compete ao IAPMEI a instrução e análise das candidaturas apresentadas no âmbito das acções A e C. Compete à DGE a instrução e análise das candidaturas previstas na Acção B, bem como a emissão de parecer especializado relativo às candidaturas apresentadas no âmbito da acção C.
Estrutura de Acompanhamento e Decisão A deliberação sobre a atribuição de apoios financeiros a projectos ou iniciativas susceptíveis de financiamento no âmbito do Fundo cabe a uma Comissão de Investimentos, constituída pelo Director Geral da Empresa, que preside, pelo Presidente do Conselho Directivo do IAPMEI, pelo Gestor do PRIME, pelos Directores Regionais de Economia e pela DGT.
Quadro Regulamentar
- Decreto-Lei nº 178/2004, de 27 de Julho, alterado pelo Decreto-Lei nº 143/2005, de 26 de Agosto, cria o Fundo de Modernização do Comércio; ~
- Portaria nº 1297/2005, de 20 de Dezembro, que aprova o Regulamento de Gestão do Fundo de Modernização do Comércio;
- Despacho nº 26 689/2005 (2ª série), de 27 de Dezembro, do Ministro da Economia e Inovação, que cria o MODCOM;
- Despacho do Ministro da Economia e Inovação que determina as fases e respectiva dotação orçamental, a publicar.
Contactos DGE - Direcção Geral da Empresa Telef. 217 919 179 Fax 217 919 290
E-mail DGempresa@dgempresa.min-economia.pt www.dgempresa.min-economia.pt
IAPMEI Linha Azul 808 201 201 F. 213 836 283 E-mail info@iapmei.pt
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