Detalhe da Notícia

Viver o Concelho
Um parceiro de confiança
Viver o Concelho
Dá-nos a AIRO a oportunidade de nos dirigirmos directamente aos empresários das Caldas da Rainha e do Oeste, o que muito nos honra.

O VIVER O CONCELHO - Movimento Autárquico Independente, reúne um conjunto de cidadãos verdadeiramente interessados no progresso e desenvolvimento das Caldas da Rainha, e preocupados com a continuada negligência e degradação da cidade e do concelho, sem que se vejam respostas para enfrentar os problemas gritantes que se acumulam.

Exemplo disso, são as infra-estruturas económicas e empresariais do concelho, as quais se encontram num estado lastimável de abandono e deterioração, evidenciando um claro cansaço e renúncia à defesa dos genuínos interesses caldenses, por parte de quem tem gerido o município.

Com pensamento próprio e sem compromissos partidários, os cidadãos que integram o VIVER O CONCELHO juntaram propósito e coragem para delinearem uma Carta de Princípios e um Manifesto unificadores, através dos quais se comprometem a “afirmar o poder local como base fundamental de defesa das comunidades locais e do desenvolvimento sustentável”, a “fomentar a cooperação, o associativismo e a participação cívica”, a “conceber o desenvolvimento como um todo integrado” e a “revitalizar a economia local, estimulando as actividades económicas valorizadoras dos recursos endógenos das Caldas da Rainha”.

Estes pilares do VIVER O CONCELHO - Movimento Autárquico Independente, traduzem bem as motivações e o empenho dos seus membros em contribuir para a recuperação do prestígio e da centralidade do concelho, o que passa obrigatoriamente pelo apoio às empresas e aos empresários que arriscam e investem, que criam valor e riqueza sustentável, e que a repartem de forma justa e socialmente responsável. A candidata do VIVER O CONCELHO a Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Maria Teresa Serrenho, tem, ela própria, longa experiência empreendedora e empresarial, o que lhe dá uma sensibilidade particular e única para os desafios que os empresários diariamente enfrentam, seja em matéria de financiamento, da relação com a autarquia ou outros domínios.

Na perspectiva da cidadania económica, o VIVER O CONCELHO - Movimento Autárquico Independente, defende a consolidação e o reforço do associativismo empresarial, das alianças e parcerias estratégias, assim como de outros processos de mediação e facilitação interempresarial, tendo em vista a partilha de recursos e informação, o desenvolvimento da formação e inovação, e o lançamento de projectos conjuntos de internacionalização e crescimento em novos mercados. Ainda no plano organizacional, o VIVER O CONCELHO considera essencial promoverem-se culturas baseadas em valores de excelência ética e profissional, desenvolverem-se capacidades de iniciativa e liderança, e estimular-se a participação activa e realizadora de todos os trabalhadores na vida das suas organizações.

Olhando para a realidade económica do concelho, o VIVER O CONCELHO - Movimento Autárquico Independente entende que é fundamental trabalhar-se empenhadamente para a recuperação da dinâmica agrária e industrial geradora de riqueza e emprego, defendendo o estatuto de Caldas da Rainha como capital do comércio e serviços da região Oeste. Nesse sentido, importa igualmente valorizar os produtos tradicionais, defendendo e promovendo as marcas locais, dentro e fora do concelho. Finalmente, uma palavra especial de incentivo para os jovens que pretendem criar e desenvolver as suas próprias iniciativas e actividades, reforçando o empreendedorismo e o tecido económico da nossa terra, incluindo os que desejam fazê-lo no sector agrícola e pecuário, recuperando um sector abandonado por políticas erradas que tiveram impactos extremamente negativos na economia e no bem-estar da região.


01-08-2013
Voltar
AIRO - HOME