A AIRO (Associação Empresarial da Região Oeste), em parceria com a AIP (Associação Industrial Portuguesa), dinamizou no passado dia 29 de Abril o evento “be IN – Participar para Crescer” na região Oeste.
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de ações que promovam a participação da sociedade nas temáticas que determinam o Futuro de Portugal e da Europa e enquadra-se numa iniciativa da Comissão Europeia promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD). A região Oeste pode ser dinamizada com a interação de municípios com interesses comuns e com atividades complementares. Só a essa escala, e com a participação ativa de todos, é possível criar um modelo sustentável de desenvolvimento para a região.  Foi neste contexto que 141 pessoas participaram no Fórum, uma Estratégia para o Oeste – Turismo criativo e sustentável; Empregabilidade e Empreendedorismo. A sessão de abertura esteve a cargo de Ana Maria Carneiro Pacheco, Presidente da AIRO, e Maria Vieira, representante da AIP. Na sessão de envolvimento, moderada por Sabrina Ribeiro, foram convidados como oradores: Hugo Oliveira, José Luíz de Almeida e Silva, Mário João Carvalho, Sérgio Miguel e Telmo Faria, apresentando ideias e estratégias para a região Oeste, tendo por base os subtemas do evento.
Na segunda parte foram dinamizadas duas sessões diferentes: - Futuroscópio, onde 5 grupos trabalharam ideias sobre 5 tendências: ansiedade, envelhecimento, individualismo, região para viver/região para trabalhar e Urbanismo, numa perspetiva de como será a minha região em 2025? Os resultados serão apresentados brevemente nas redes sociais.
- “speaker corners” Foram selecionados 9 participantes com ideias inspira- doras para a região. Apresentamos uma breve discrição sobre cada um deles. A 1ª speaker foi Susana Rodrigues, diretora da ESAD.CR que veio falar de um projeto que visa dignificar e dar vida aos espaços urbanos devolutos, através da identificação de paredes a precisar de “carinho” e que podem ser cedidos a artistas que, dessa forma, deem visibilidade ao seu trabalho ao mesmo tempo que animam a paisagem urbana.
O 2º speaker foi João Silva Pereira que nos veio falar de um portal que pretende “juntar” vendedores e compradores de peças de automóvel. Um portal lançado há cerca de 1,5 mês e que pretende dinamizar a atividade deste setor na Internet. PortugalParts.com é o primeiro portal de peças para automóveis totalmente gratuito.
O 3º speaker foi Carlos Ribeiro, que lançou o desafio do cidadão jornalista / ativo e também do caleidoscópio europeu do desemprego jovem. Os dados do desemprego jovem dos diversos países europeus apresentam uma configuração muito diferenciada da relação dos mais jovens com o trabalho. O lado mais crítico do painel da situação atual é o trabalho por conta de outrem. Neste domínio as entidades empregadoras recorrem cada vez mais a lógicas com sentido de preclaridade que transformam esse quadro de contratação como um bem cada vez mais raro. As soluções para o emprego são de âmbito local e territorial mas as políticas globais de incentivo e de criação de condições favoráveis podem ser mais transversais a todos os países europeus. Para isso teria que existir uma vontade política de promover o projeto europeu como um todo e não apenas nas suas vertentes mais económicas e financeiras.
 E os mais jovens assumirem a sua auto-organização. Reivindicar e exigir as bases para uma reorganização do emprego que contemple uma dinâmica empreendedora e que rejeite o empreendedorismo balofa que anda a ser promovido pelo país fora sem qualquer sentido de responsabilidade. A 4ª speaker foi Maria José Rocha, professora de Artes Visuais na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro que apresentou o projeto Ú das Caldas, negócio que tira partido do “falo das Caldas”, um símbolo das Caldas da Rainha, introduzindo design e criatividade para lhe dar um tom mais suave. São impressos padrões originais em peças de cerâmica, t-shirts, rótulos de frascos de compota, etc… envolvendo agentes económicos, que se tornaram parceiros, promovendo e comercializando estes artigos. Recentemente, abraçou a causa da associação OLHA-TE, no âmbito da sua responsabilidade social, apresentando a imagem estilizada da Ama das Caldas.
O 5º speaker foi André Macedo, Secretário Executivo da Oeste Cim, que nos veio falar do Programa Estratégico 2020 – Oeste Portugal, lançando o desafio à sociedade civil para participar no “desenho” da estratégia para os próximos anos, enviando ideias e sugestões para as medidas que deveriam ser criadas e apoiadas no próximo QREN.
O 6º speaker, na verdade 3 speakers, alunos no IPL, Bárbara Santos, Michael Pereira, Rute Gomes que nos vieram apresentar um projeto que consiste na adaptação das unidades hoteleiras às pessoas com deficiência visual.
Tendo em conta, o turismo acessível, o projeto consiste na criação de uma empresa de consultoria e aconselhamento para as unidades hoteleiras que fornece as informações e os materiais necessários para tornar a unidade hoteleira acessível a turistas com deficiências visuais.
A ideia base consiste na comercialização de um dispositivo áudio, a facultar aos hóspedes no momento do check-in e que permitirá autonomia e fácil acesso a todas as informações e serviços do hotel, localização das variadas secções e saídas de emergência, bem como, ao layout dos quartos.
Este equipamento permitirá ainda um serviço de apoio permanente dado que estará ligado à receção do hotel 24 horas sobre 24 horas. O 7º speaker foi também um grupo, duas alunas do IPL, Ana Isabel Pereira e Rita Cordeiro. Inspiradas pelas estruturas modulares “MyPlace” apresentaram o projeto Secret Spot Hotel, direcionado para um turismo ativo ligado ao Surf/desportos de ondas. Esta nuvem de palavras foi criada com as 3 palavras que vieram à cabeça de cada um dos participantes do evento quando pensam na região oeste. O tamanho de cada uma corresponde ao número de vezes em que foi referida. Oferta de alojamento caracterizado por estrutura/equipamento modulares, independentes e móveis. Esta particularidade permitirá elevada mobilidade ao empreendimento permitindo que o alojamento seja itinerante, ou seja os clientes que escolhem o Secret Spot Hotel ano após ano, terão a garantia de que viverão a experiência de novos locais embora no mesmo alojamento. O Secret Spot Hotel permitirá ainda que os clientes usufruam diferentes experiências em locais estratégicos na perspetiva dos desportos de ondas. Os territórios a eleger poderão ser inclusive locais onde a construção em alvenaria possa estar interdita o que também significará um aumento do interesse por parte da procura. O Secret Spot Hotel ao privilegiar locais com excelentes condições para a prática de desportos com ondas não só aumentará a capacidade de alojamento no Oeste como a empregabilidade e a oportunidade para o crescimento do tecido empresarial regional numa perspetiva de autêntica sustentabilidade.
O 8º speaker é Nicola Henriques, que veio apresentar o projeto o Contentor Criativo que surgiu da necessidade de um espaço onde estudantes, criativos empreendedores e empresas se pudessem reunir para criar produtos e serviços e encontrar potenciais clientes.
A 9ª e última speaker foi Sabrina Ribeiro, veio falar da Academia de Talentos, um projeto que a AIRO tem em campo, para desenvolver competências dos desempregados. Procura-se que os indivíduos redescubram e desenvolvam os seus “Talentos”, ou seja as forças, potencialidades, conhecimentos e competências, nas mais diversas vertentes da vida (pessoal, profissional, familiar e social). Por vezes esses “Talentos” estão “adormecidos”, por força das circunstâncias, sendo o objetivo principal deste projeto “reativá-los” através da partilha de saberes e competências.
Desde já aproveitamos para convida-lo a acompanhar as opiniões e comentários através do Facebook (https://www.facebook.com/beInParticiparParaCrescer) e/ ou no site da iniciativa (http://www.be-in.com.pt).
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