No âmbito do projecto da construção da Marca Caldas da Rainha, tem vindo a ser desenvolvido um conjunto de workshops, organizados e desenvolvidos pelo Prof. Américo Mateus, responsável pelo Ideas(R)evolution, projecto desenvolvido na UNIDCOM – unidade de investigação em design, marketing e comunicação do IADE e parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a AIRO.
Esta ferramenta revolucionária de gestão activa de marcas, propõe definir o rumo certo a seguir pelas marcas, quer sejam organizações, futuros empregadores ou territórios.
Após os 6 workshops em co-criação com os stakeholders da região e de um mergulho profundo em todas as dimensões do territórios das Caldas da Rainha, onde fizemos uma intensa observação que passou por registo em vídeo, fotografia, conversas informais, participação em acções associativas, empresariais e também acções regionais; foi possível caracterizar os insights/valores da região.
Desta forma, o próximo workshop que se realiza no dia 21 de Julho às 15:00 na Fábrica MOLDE, terá a presença de artistas/ceramistas da região, que têm tido um papel ativo em afirmar as Caldas da Rainha como uma referência da cerâmica nacional.
Os artistas convidados terão o desafio de explorar a identificação das formas que constituem o endógeno da região, através de um vídeo que reflecte os indicadores mencionados pelos stakeholders que participaram na identificação do DNA das Caldas da Rainha.
Será um grande desafio caracterizar o DNA a partir da plasticidade característica deste material que é verdadeiramente diferenciador neste território ‐ a Cerâmica.
ONLINE - Convite Há mesma hora, convidamos todos os interessados na área, a nível nacional como internacional, a participar através do meio digital. Na plataforma www.oesteativo.com estará a ser difundido o workshop em streaming e em simultâneo será disponibilizada a mesma informação partilhada em vídeo, para que possam inspirar‐se e criar as vossas formas.
Assim, pretendemos aumentar o número de participantes nesta iniciativa e interagir através de um fórum onde possam colocar os vossos comentários, partilhar ideias e imagens da região e os resultados das vossas experiências.
A partir da interpretação das formas tridimensionais resultantes deste workshop, podemos validar uma série de signos identitários, predominantes nas representações, que serão posteriormente caracterizados numa linguagem virtual parametrizada e que constituirá a base de construção da identidade da Marca Caldas da Rainha.
Num segundo momento, estas formas geradas em co-criação e sintetizadas virtualmente, ficarão disponíveis em plataformas on-line, que permitirão a todos os interessados interagir com as mesmas, num sentido de proporcionar a diversificação visual e criar dinâmica para a Marca.
|