Detalhe da Notícia

AconteSER: Liderar com responsabilidade - Financiamento PME
Seminários
AconteSER: Liderar com responsabilidade - Financiamento PME
A ACEGE - Associação Cristã de Empresários e Gestores, em parceria com a AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, tem o gosto de o convidar para a apresentação do programa AconteSER: Liderar com responsabilidade bem como para o Seminário sobre Financiamento às PME. Esta iniciativa decorrerá no próximo dia 18 de Junho no Auditório da Expoeste em Caldas da Rainha – entre as 14.30H e as 18.00H.

Introdução: 
A ACEGE em parceria com a CIP, IAPMEI, APIFARMA e a CGD está a desenvolver o programa “Liderar com Responsabilidade”, que visa potenciar a acção dos líderes empresariais, neste momento especial de crise em que vivemos, procurando alterar enraizados padrões de comportamento que põem em causa a competitividade da economia portuguesa e a sustentabilidade das próprias empresas. 

Um programa que se impõe na actual situação sócio-económica, na medida em que as empresas se movem em novos paradigmas de mercado, com um enorme grau de imprevisibilidade dos mercado e a incapacidade crescente de gerir a tesouraria, “obrigando” muitas empresas a assumirem a “sobrevivência” como objectivo estratégico.
 
Um programa iniciado em 2011 e que através de um trabalho de base potenciou o desenvolvimento de: 
- uma rede eficaz de trabalho entre as entidades que apoiam o programa; 

- um instrumento de promoção de boas-práticas em diferentes áreas da gestão para micros e PME , denominado “AconteSER: Liderar com responsabilidade;

- disseminação em seminários de formação e motivação das boas-práticas a centenas de empresas em torno de três compromissos de gestão: Pagamentos pontuais; Compromisso com os colaboradores; Compromisso conciliação família e trabalho. 

Perante a situação de crise em que estamos, consideramos essencial manter a actividade destas redes, em ligação estreita com a delegação dos núcleos e a ACEGE Nacional, procurando potenciar as micro, pequenas e médias empresas com acções concretas de mudança, envolvendo as lideranças e sinalizando caminhos de solução. 

É nas alturas de crise que a acção dos líderes é ainda mais relevante, marcando de forma indelével o desenvolvimento das empresas, dos colaboradores, das famílias e de toda a sociedade onde actuam. 

Por isso a importância deste programa que congregando e envolvendo diferentes parceiros, de diferentes áreas de actividade e representando todo o país, permite uma visão alargada que acreditamos possa ser útil e capaz de fazer uma nova atitude no mundo empresarial. 

Objectivo: 
O programa tem como objectivo combater a falta de competitividade das micro, pequenas e médias empresas, através da livre assumpção, por um conjunto alargado de empresas, de boas-práticas que potenciem os resultados da sua actuação e dessa forma possam criar um ciclo virtuoso para a economia portuguesa. 

Acções propostas:
 

1.
Boas práticas empresariais, sem custos e de fácil implementação numa altura de dificuldades acrescidas, materializadas em torno dos cartões “Fazer AconteSer” e de um site de referência com informação sobre a sua implementação. 
O conjunto das boas-práticas propostas estão reunidas no kit AconteSer; 

2. Seminários de acção
, sobre questões fundamentais para a realidade quotidiana das micro e pme’s, procurando fomentar as mudanças em cada empresa e na sua competitividade. 
- Financiamento das PME
- Inovação na Crise
- Como motivar e desenvolver os colaboradores num momento de crise? 
- A importância da conciliação da vida profissional e pessoal para o sucesso empresarial? 
- Gerir a Incerteza
- Reposicionamento Estratégico da Empresa

Estes são temas que afectam profundamente a vida empresarial e que, se trabalhados de forma correcta e complementar podem resultar em ganhos efectivos para os colaboradores, para a empresa e para a sociedade. 


Liderar com responsabilidade
Seminário
Financiamento PME

Enquadramento
No âmbito do Programa AconteSER, a ACEGE tem vindo a desenvolver os temas dos pagamentos pontuais, da gestão de cobranças e do IVA de contabilidade de caixa, no contexto dos problemas de Financiamento das PME.

Diante da situação económica que atravessamos, qualquer medida que permita aliviar o esforço de tesouraria das PME é instrumento que deve ser conhecido e aproveitado com a maior eficiência.

Neste contexto, os meses de Abril e Maio de 2013 foram marcados por duas boas notícias. Em Abril foi aprovado em Conselho de Ministros a transposição da directiva europeia sobre os pagamentos em atraso, que indica que os pagamentos entre privados passarão a ter um tempo máximo obrigatório de 60 dias e que os pagamentos das entidade públicas aos seus fornecedores terão obrigatoriamente de ser realizados entre 30 a 60 dias. Em Maio foi aprovado em Conselho de Ministro o regime de IVA de contabilidade de caixa, que permite às PME com faturação até 500 mil euros e com a situação com a segurança social e fisco regularizada, aderirem a um regime especial de IVA em que podem esperar até 12 meses por uma factura ser paga, sem que tenham de adiantar o valor do IVA ao estado.

Estas medidas são de extrema importância e vêm ao encontro do que a ACEGE tem vindo a defender nos últimos 3 anos. 

Objectivos específicos

  • promover a discussão pública sobre um dos maiores problemas que afecta o tecido empresarial português;
  • incentivar as PME a aderirem ao novo regime de IVA, a cumprirem com a lei dos pagamentos em atraso e 
  • promover a adesão das empresas ao Compromisso de Pagamento Pontual desenvolvido pela ACEGE
Metodologia
A formação parte da realidade e de exemplos práticos orientados para a implementação e experimentação de cada participante.
O seminário tem a duração de 2,00H.

Formadores
Sofia Santos - Economista

Participantes
Líderes de PME interessados em aprofundar o tema numa vertente orientada para a implementação de novos procedimentos na sua empresa.

A sessão é de entrada gratuita mas devido ao número limitado de inscrições pedimos que se inscreva aqui



04-06-2013
Voltar
AIRO - HOME