O fenómeno hoje conhecido por bullying já é alvo de estudos há décadas e, dependendo da origem dos investigadores, assim o nome que lhe é atribuído. Em Portugal, bullying é sinónimo de "intimidação", "prepotência", "violência entre pares", entre outros.
Desta forma, é importante que conheçamos o conceito, o que o define e caracteriza para, assim, o compreendermos de uma forma mais abrangente e completa.
OBJECTIVOS
- Sensibilizar os formandos para a diversidade de comportamentos
no domínio da violência escolar, particularmente as diferentes ma- nifestações de bullying; - Desmistificar crenças sobre o fenómeno bullying, suas repercussões
e características associadas a alunos envolvidos; - Desenvolver competências de identificação de alunos potencial-
mente envolvidos em comportamentos de bullying; - Discutir diferentes estratégias de prevenção e de intervenção a ser
implementadas nas escolas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Bullying – definição do conceito
- Características psicossociais dos alunos envolvidos
- Repercussões da vitimização
- Hipótese do ciclo vicioso
- Estratégias de intervenção
- Sinais de alerta
METODOLOGIA Através de uma apresentação apoiada em diapositivos (PowerPoint), far-se-á uma contextualização da problemática de bullying, suas causas, implicações e formas de intervenção por parte dos agentes educadores.
Data: 15 de Junho de 2010 Local: Auditório da EXPOESTE Horário: das 10.30h às 12.30h Inscrições Gratuitas, mas Obrigatórias em www.plio.pt/inscrições
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